Seu PC + Rápido


Se utiliza o Windows XP, Clique aqui
Sobre o serviço:
Momentos de inicialização lenta e comportamento ocioso são sinais de que o PC precisa de um aumento de desempenho (Power Boost). Estas instruções vão ajudar a remover o excesso e melhorar o desempenho do computador.

Isenção de responsabilidade: Modificar o sistema do computador pode causar falha do sistema. A Symantec não assume nenhuma responsabilidade pela aplicação das etapas aqui incluídas.

Etapa 1

Criar um ponto de restauração do sistema

A Restauração do sistema é um recurso que faz um backup de arquivos e configurações importantes do sistema operacional para permitir que sejam restaurados com segurança se ocorrer algum problema. É o Desfazer do Windows.
  1. Clique em Iniciar, digite Restauração do sistema no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário. O Assistente de Restauração do sistema será exibido e vai permitir que você salve o estado dos arquivos do sistema operacional importantes para uma recuperação posterior, se necessário.
  3. Clique em Abrir Proteção do sistema > Criar.
  4. No campo de texto que é exibido, digite "DIY Power Boost" e clique em Criar. Os pontos de recuperação são muito minuciosos, portanto, pode levar um tempo para criá-los. Um aviso será exibido quando o processo acabar, para que você saiba que o ponto de recuperação foi concluído.
  5. Clique em OK.
  6. Na janela Propriedades do sistema, clique em OK.
  7. Na janela Restauração do sistema, clique em Cancelar.
Agora que tem uma rede segura, continue na etapa 2.

Etapa 2

Modificando a memória virtual

As configurações da memória virtual determinam como o Windows define os recursos de memória para os programas conforme for necessário. Simplifique as configurações para aumentar o desempenho do Windows.
  1. Clique em Iniciarno campo de texto Pesquisar digite SystemPropertiesPerformance.
  2. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário.
  3. Selecione a guia Avançado e clique em Alterar na seção Memória virtual As configurações atuais da memória virtual serão exibidas. Por padrão, a unidade C: deve estar selecionada.
  4. Em Tamanho do arquivo de paginação para a unidade selecionada, selecione Tamanho personalizado. Observe o tamanho Recomendável na seçãoTamanho total do arquivo de paginação para todas as unidades.
  5. Defina o mesmo valor para o Tamanho inicial (MB) e o Tamanho máximo (MB).
  6. Clique em Definir para garantir que a alteração tenha efeito.
  7. Pressione OK para fechar a janela e, em seguida as janelas Opções de desempenho e propriedades do sistema. Se for solicitado a reiniciar o computador, faça isso.
Quando terminar, pode continuar na etapa 3.

ETAPA 3

Personalizar o tamanho da lixeira

Os arquivos que vão para a lixeira continuam ocupando espaço, mesmo que você ache que foram eliminados. Ao reduzir o espaço máximo da lixeira é possível reduzir o espaço desperdiçado.
  1. Clique com o botão direito em Lixeira e, depois clique em Propriedades.
  2. Na janela que é exibida, clique na guia Geral e na opção Tamanho personalizado e defina o Tamanho máximo (MB) em 2048. Isso vai reservar uma menor porção das suas unidades para a lixeira, garantindo menos desperdicio de espaço. A redução do tamanho da lixeira pode afetar a recuperação de itens excluídos por engano, faça um ajuste adequado.
Você já pode continuar na etapa 4.

Etapa 4

Desativar itens de inicialização

O computador obedece uma lista de instruções sempre que é iniciado, executando tarefas e iniciando programas. Ao remover itens desnecessários dessa lista, o tempo de inicialização pode melhorar. Esta é uma etapa avançada, embora seja recomendado se familiarizar com os itens de inicialização e a solução de problemas em relação a eles.
  1. Clique em Iniciar, digite MSCONFIG no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário.
  3. Quando o Utilitário de configuração do sistema for exibido, clique na guia Inicializar.
  4. Uma lista com os itens de inicialização do computador será exibida permitindo a você fazer alterações nos programas e serviços carregados quando o computador inicia. Desmarque apenas o que não for necessário. Pesquise sobre os itens que tiver alguma dúvida. Desativar alguns itens pode resultar em mau funcionamento do computador.
  5. Clique em OK.
  6. Quando for solicitado a reiniciar o computador, clique em Reiniciar.
  7. Após o Windows reiniciar, você será alertado sobre as alterações que fez. Selecione a opção Não mostrar essa mensagem novamente e clique em OK.
  8. Se presenciar qualquer tipo de problema após ter alterado a lista de itens de inicialização, volte ao Utilitário de configuração do sistema e selecione novamente os itens que desativou.
As coisas já estão mais rápidas? Hora de continuar na etapa 5.

Etapa 5

Desativar serviços desnecessários

O Windows gerencia uma variedade de serviços que executam tarefas e fornecem diversas capacidades. Embora, nem todos sejam necessários. Ao remover os que estão sobrando, o computador faz menos esforço e terá um comportamento mais eficaz.
  1. Clique em Iniciar, digite SERVICES.MSC no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário. O console Serviços é exibido, junto com uma lista completa de serviços atualmente disponíveis no computador.
  3. dois deles poder ser tranquilamente desativados: Serviço de indexação e Registro remoto. Para desativar um serviço, localize o nome dele na lista, clique com o botão direito e clique em Propriedades.
  4. Na janela que é exibida, defina o Tipo de inicialização do serviço em Desativado e clique em OK.
  5. Após desativar os dois serviços, feche a janela Serviços.
Agora que o Windows ganhou mais espaço para respirar, continue na etapa 6.

Etapa 6

Excluir os arquivos temporários do Windows

O Windows cria arquivos temporários para armazenar dados internos necessários para seu funcionamento. Uma limpeza periódica desses arquivos pode manter o desempenho no nível máximo.
  1. Clique em Iniciar, digite %temp% no campo de pesquisa e pressione Enter. A pasta Temp será exibida com uma lista de pastas.
  2. Selecione todos os arquivos da pasta pressionando Ctrl A ou clicando no menu Editar > Selecionar tudo.
  3. Com todos os arquivos selecionados, pressione a tecla Del ou clique com o botão direito em qualquer um dos ícones selecionados e clique em Excluir.
  4. No caso de algum arquivo temporário estar em uso, o Windows exibirá um aviso evitando que seja excluído. Não se preocupe com esses itens, apenas exclua os outros arquivos.
Com mais entulho fora do caminho, vamos continuar na etapa 7.

Etapa 7

Executando o Utilitário de limpeza de disco

O Utilitário de limpeza de disco analisa seu disco rígido e determina a quantidade de espaço que pode ser liberada excluindo arquivos e recursos do sistema que não são mais necessários.
  1. Clique em Iniciar, digite Limpeza de disco no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Quando solicitado a fornecer os arquivos que deseja remover, clique em Arquivos de todos os usuários deste computador, se apenas tiver uma conta de usuário essa tela pode não ser exibida.
  3. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário.
    O Utilitário de limpeza de disco irá iniciar uma análise completa do disco rígido para determinar a quantidade de espaço que pode ser liberada. Esse processo pode levar mais de 3 minutos, dependendo da velocidade do computador e o tamanho do disco rígido.
  4. Assim que terminar, a janela Limpeza de disco será exibida. A guia Limpeza de disco lista os itens que podem ser excluídos e a quantidade de espaço liberada por cada um. Selecione os seguintes itens:
    • Arquivos de programas de download
    • Arquivos temporários da Internet
    • Websites off-line
    • Limpador de arquivo de hibernação
    • Lixeira (depende de aprovação do usuário)
    • Arquivos de registro de instalação
    • Arquivos da listagem da memória de erro do sistema
    • Arquivos da minilistagem de erro do sistema
    • Arquivos temporários
    • Arquivos temporários Web Client / Publisher
    • Ícones
  5. Clique em OK > Excluir arquivos quando o aviso Tem certeza de que deseja excluir permanentemente esses arquivos? for exibido. O Utilitário de limpeza de disco começará a apagar os arquivos especificados e será fechado ao terminar.
Hora de continuar na etapa 8!

Etapa 8

Desinstalar programas

Frequentemente, os programas são instalados, mas utilizados apenas raramente, por assim dizer. No entanto, programas desnecessários consomem espaço em disco e devem ser removidos.
  1. Clique em Iniciar, digite Programas e recursos no campo de pesquisa e pressione Enter. Uma lista de todos os programas instalados no computador será exibida.
  2. Clique no botão Desinstalar de cada programa que deseja remover. Isso irá iniciar a sequência de deseinstalação, que geralmente é automática.
  3. Certifique-se de deixar a janela Programas e recursos programas aberta para a próxima etapa.
Agora que mais um pouco de excesso foi removido, continue na etapa 9.

Etapa 9

Remover as Barras de ferramentas do Internet Explores que não são utilizadas

Barras de ferramentas especiais geralmente são instaladas no Internet Explorer, às vezes sem o conhecimento do usuário. Removê-las pode aumentar a velocidade do desempenho do navegador.
  1. Se concluiu a última etapa, a janela Programas e recursos ainda deve estar aberta.
  2. Desta vez,procure programas com nomes que contenham a palavra Barra de ferramentas.
  3. Assim como anteriormente, selecione os programas indesejados e clique nos botões Desinstalar correspondentes e em Sim na tela de confirmação de desinstalação.
  4. Feche a janela Programas e recursos após terminar de desinstalar as barras de ferramentas indesejadas.
Essa é uma das várias maneiras de otimizar o seu navegador. O processo continua na etapa 10.

Etapa 10

Definir o tamanho de cahe do Internet Explorer em 50 MB

O Internet Explorer armazena cópias dos dados de websites no disco rígido ao navegar. Reduzir a quantidade de espaço disponível para esse proceso pode liberar mais espaço em disco para outras utilidades.
  1. Clique em Iniciar, digite Opções de Internet no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Na guia Geral, procure pela seção Arquivos temporários da Internet (dependendo da versão do seu navegador).
  3. Clique no botão Configurações para abrir a janela Configurações de Arquivos de Internet Temporários e de Histórico.
  4. Defina a opção Espaço em disco a ser usado em 50 e clique em OK. Você vai utilizar a janela Opções da Internet na próxima etapa, portanto, vá em frente e deixe-a aberta.
A dieta de pouco espaço em disco do seu navegador começou, continue na etapa 11.

Etapa 11

Desativar a depuração de script

O Internet Explorer irá alertar você quando um website esiver programado inadequadamente, mas essa é uma informação desnecessária que simplesmente atrapalha. Desativar essa opção pode melhorar bastante a experiência de navegação.
  1. Após a última etapa, a janela Opções da Internet deve ter ficado aberta.
  2. Agora, clique na guia Avançadas e localize Desabilitar depuração de script (Internet Explorer) e Desabilitar depuração de script (Outros), que devem estar na seção Navegação.
  3. Certifique-se de que as duas opções estão selecionadas e clique em OK.
Seu navegador deve estar em boa forma agora. Continue na etapa 12.

Etapa 12

Configurar as atualizações automáticas do Windows

O Windows Update é um serviço que conserta bugs, mantém o software atualizado e garante a proteção do seu computador contra ameaças conforme elas surgem.
  1. O Windows Updateé mais útil quando configurado para ser executado automaticamente, garantindo uma atualização constante. Para se certificar de que a sua configuração é adequada, clique em Iniciar, digite Windows Update no campo de pesquisa e pressione Enter.
  2. Na janela que é exibida, clique na opção Alterar configurações localizada no painel à esquerda.
  3. Selecione Instalar atualizações automaticamente (recomendável) e defina a opção Instalar atualizações emDiariamente. É melhor definir a hora de instalação em um horário que o computador esteja ocioso (como tarde da noite ou de manhã bem cedo).
  4. Clique em OK para salvar as alterações e em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário.
O sistema operacional do PC vai ficar atualizado, pode continuar na etapa 13.

Etapa 13

Defragmentar o disco rígido

A desfragmentação é uma parte importante na limpeza do disco rígido. Também é um dos métodos mais baratos e negligenciados de fazer com que o computador seja executado com mais eficiência.
  1. Clique em Iniciar e digite desfragmentação de disco no campo de pesquisa e pressione Enter para iniciar o Utilitário de desfragmentação de disco.
  2. Clique em Avançar para acessar a tela Controle da conta de usuário.
  3. Clique em Desfragmentar agora. Desfragmentar um disco rígido pode ser um processo longo que depende do tamanho do seu disco rígido, quantidade de espaço utilizado e outros fatores.

Parabéns! Se seguiu todas as etapas descritas, você aumentou o desempenho de seu computador. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário