Em 1962 eles pediram, e 50 anos depois ainda são correspondidos.Love Me Do ("me ame", traduzido de uma forma direta) completa 5 décadas desde seu lançamento oficial e foi o ponto inicial da carreira de sucesso dos Beatles, uma das bandas mais amadas de todos os tempos.
Com lançamento no dia 5 de Outubro de 1962 na Inglaterra em formato de single (na época, um disco que vinha com 1 música de cada lado), Love Me Do foi a primeira gravação dos Beatles à atingir as paradas de sucesso britânicas (chegou até a 17ª posição no país, além de se manter por 18 semanas no ranking), e no ano seguinte foi incluída no primeiro álbum da banda, Please Please Me. Creditada à parceria Lennon/McCartney (apesar de ter sido escrita por Paul McCartney) foi lado A do single acompanhada por outra música de autoria da dupla: P.S.: I Love You no lado B.
Apesar de estar longe de ser considerada uma das melhores músicas dos Beatles, Love Me Do tem grande importância histórica por ser a primeira gravação da banda a ser comercializada por sua gravadora EMI/Parlophone e também uma das mais antigas composições de Lennon/McCartney e que os colocou na rota do sucesso. Gravada ao vivo, ou seja, com a banda toda tocando junta como num show e não com instrumentos separados, a música têm algumas particularidades. George Martin (produtor musical dos Beatles) sugeriu a adição da gaita durante as sessões de gravação, e o instrumento acabou se tornando o mais marcante da música e teve espaço em outras das primeiras gravações da banda, como no segundo hit dos Fab Four, Please Please Me, que disparou as vendas e ajudou os Beatles a chegarem na América.
O vocal de Love Me Do, dividido entre John Lennon e Paul McCartney durante quase toda a música, tem uma alteração no refrão já que Lennon tocou a gaita e não conseguiria fazer isso e cantar ao mesmo tempo. Ficou para Paul McCartney a tarefa de cantar sozinho todo o refrão do primeiro lançamento oficial dos Beatles, e anos mais tarde ele admitiu que isso causou um certo nervosismo no momento da gravação que pode ser notado em sua voz trêmula nesse trecho em que canta solo. John Lennon liderava a banda, e a declaração de Paul deixa claro que ele ainda não estava preparado para dividir com John essa liderança ou até assumir o papel central da banda como aconteceu anos depois nos Beatles e em sua próxima banda chamada Wings.
Curiosamente, em 1998 Love Me Do foi regravada pelo baterista dos Beatles, Ringo Starr, em seu álbum solo chamado "Vertical Man". Clique para escutar a versão do baterista mais rico (e carismático) do mundo. Outro fato interessante ocorreu no ano passado, quando foi à leilão umacópia de prensagem especial de um total de 250 unidades do single, distribuídas apenas para DJs, jornalistas e produtoras para audição exclusiva. O preço da venda? Cerca de 30 mil reais!
Veja abaixo o clipe da música:
Nenhum comentário:
Postar um comentário