terça-feira, 25 de setembro de 2012

Olha a lambança na hora da pênalti! Até craques do futebol mundial já se deram mal quando resolveram fazer a cavadinha


A cavadinha nasceu em 1976, quando o tcheco Antonín Panenka surpreendeu o mundo na final da Eurocopa, contra a Alemanha Ocidental. Na disputa de pênaltis, o meia deixou o lendário goleiro Sepp Maier sem ação e deu o caneco para a Tchecoslováquia. Nascia a batida de pênalti "À Panenka" ou "Panenka". No Brasil, virou cavadinha e foi muito usada por Djalminha nos anos 1990. Zidane e Loco Abreu tiveram frieza e coragem de baterem com cavadinha em Copa do Mundo! Mas o lance é para poucos. Que o diga Maicosuel, ex-Botafogo, que tirou a Udinese da Liga dos Campeões da Europa, com uma cavadinha muito mal executada.
Relembre outras cavadinhas recentes que não deram certo!
Van Persie, do Mancheter United (Inglaterra)
Adversário: Southampton
Torneio: Campeonato Inglês 2012/2013
Resultado: Na mesma semana do papelão de Maicosuel, o holandês Robin Van Persie, recém-contratado do Arsenal, foi de vilão a herói pela terceira rodada do Inglês. Quando o placar estava 2 a 1 para o time da casa, ele tentou cavadinha e se deu mal. Depois, em apenas cinco minutos, fez mais dois gols, virou para os Diabos Vermelhos e saiu como "o cara" do jogo, com três tentos anotados.
Léo Rocha, do Treze-PB
Adversário: Botafogo
Torneio: Copa do Brasil de 2012
Resultado: O empate por 1 a 1 nos dois jogos levou a disputa para os pênaltis. O erro de Léo Rocha desclassificou o Treze-PB do torneio. Dias depois, o jogador foi dispensado pelo clube, que alegou prejuízo de R$ 1,5 milhão por causa da eliminação .
Neymar, do Santos
Adversário: Vitória-BA
Torneio: Copa do Brasil de 2010
Resultado: O craque santista tentou a cavadinha no primeiro jogo da final da competição nacional no momento em que o Peixe vencia por 1 a 0. Apesar do erro, o time paulista venceu por 2 a 0, foi derrotado por 2 a 1 na Bahia, e ficou com o título.
Rogério Ceni, do São Paulo
Adversário: Santa Cruz
Torneio: Copa do Brasil de 2011
Resultado: Depois de derrota em Pernambuco por 1 a 0, o São Paulo precisava vencer por dois gols para passar de fase. O Tricolor fez 1 a 0 no começo e o goleiro são-paulino podia garantir a classificação no fim da primeira etapa. Mas desperdiçou o penal com a cavadinha, defendida pelo goleiro Tiago Cardoso. No fim da partida, Ilsinho fez 2 a 0 e limpou a barra de Ceni.
Página dessa matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário